Terço, Rosário, Contas e Orações
Seguindo o raciocínio de especialistas em assuntos religiosos, a diferença entre o rosário e o terço reside praticamente no número de orações rezadas dentro de ambos os objectos considerados sagrados.
O rosário, cujo nome se inspira na rosa branca que simboliza a pureza e a inocência da Virgem Maria, considerado pelos teólogos como um conjunto de três mistérios da vida de Jesus Cristo, era outrora composto por cento e cinquenta contas que representavam cinco dezenas de «ave marias» e usado na vestimenta (hábito) dos Missionários como símbolo da consagração ao culto mariano.
Em 2002, o Vaticano decidiu acrescentar um mistério na vida de Jesus Cristo e, com isso, o rosário passou a ter duzentas contas que significam, actualmente, duzentas «ave marias».
Colar Rosário - Terço Preto e Dourado com Cruz em Aço
Todavia, importa referir que, na verdade, o rosário varia de acordo com o tipo de religião.
A título de exemplo: O rosário dos muçulmanos é formado por noventa e nove contas, ao passo que o rosário dos budistas é composto por cento e oito contas.
Por seu lado, o terço, segundo estudos teológicos, é um instrumento utilizado pelos crentes para rezar e era composto por cinquenta contas e outras cinco para «pai-nossos» rezados antes de cada dezena de «ave marias».
A partir de 2002, ano em que os mistérios da vida de Jesus Cristo ganharam um novo formato, o terço passou a ser a quarta parte do rosário e só não mudou de nome porque o Papa João Paulo II entendeu que o nome de “terço” estava muito familiarizado com os católicos.
Colar Rosário - Terço - em Aço
A esmagadora maioria dos seguidores de uma religião, independentemente da sua natureza, faz do terço o seu amuleto de fé, oração e protecção divina, por isso, raramente se esquece de o trazer consigo no colar, no bolso do casaco ou na carteira.
Veja mais produtos no nosso catálogo de Colares Rosário e Terço